News

Ahsoka (1ª Temporada) | Feito de fã para fã

 

O universo de “Star Wars” enfrenta um dilema complexo sobre como satisfazer seus fãs mais fervorosos, muitos dos quais resistem a mudanças significativas na saga. Essa resistência cria desafios para a chefe da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, e para a Disney, pois buscam equilibrar a atração para crianças, o público-alvo original, com a fidelidade aos fãs mais tradicionais, que resistem a alterações de atores e na essência do que consideram ser um Jedi. Nesse cenário, Dave Filoni se destaca como um criador que consegue agradar tanto os fãs antigos quanto os novos, especialmente com a série "Ahsoka" no Disney Plus

Importante personagem deste universo, Ahsoka foi apresentada ao público na série de animação “The Clone Wars”. Sua popularidade, no entanto, fez com que ela aparecesse no desenho “Star Wars Rebels”, na 2ª temporada de “The Mandalorian” e em “O Livro de Boba Fett” (nessas duas últimas, já interpretada por Rosario Dawson). A série conta como Ahsoka uma ex-aprendiz de Anakin Skywalker (Hayden Christensen) está à procura do Grande Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen), líder dos remanescentes do Império Galáctico. A guerreira ouviu rumores e parte em uma perigosa missão para encontrá-lo. Para ajudá-la, ela conta com o apoio de Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo), uma mandaloriana que já foi sua padawan.

A série explora a magia e a mitologia do universo de “Star Wars”, tocando em pontos pouco explorados anteriormente. Além disso, apresenta debates importantes sobre a força e a natureza dos Jedi, desafiando conceitos tradicionais e propondo uma mensagem de que todos podem aprender com a força, independentemente de sua origem. É curioso, no entanto, como a narrativa fica envolvente com todos os personagens, menos com a protagonista. Não que a personagem de Dawson não seja o carro chefe. Mas é muito mais interessante ver a jornada de personagens como Sabine, Ezra Bridger (Eman Esfandi) e Baylan Skoll (Ray Stevenson). Stevenson, aliás, é a melhor parte desta série na opinião deste que humildemente está escrevendo.

Enquanto outras séries como "Obi Wan" e "Boba Fett" se apoiaram apenas na nostalgia sem adicionar profundidade emocional ou narrativa, "Ahsoka" consegue agradar e divertir, ao mesmo tempo em que apresenta uma trama envolvente e bem construída. Contudo, ao usar elementos tão fortes das animações, a série pode enfrentar desafios para atrair um público além dos fãs mais dedicados. Não é um defeito da série em si, mas sim uma preocupação que a Disney precisa considerar para o futuro deste universo. Com o fim desta ótima primeira temporada, resta apenas a expectativa de ver como essa história será enfim encerrada. Apesar de ainda não saber, uma coisa é certa: Em Dave Filoni podemos confiar.


Nota: 9/10

Nenhum comentário