News

Resistência | Um olhar profundo sobre a guerra entre humanos e máquinas

Novo filme da 20th Century Studios, “Resistência” é uma ficção científica visualmente magnífica sobre como seria uma guerra entre humanos e máquinas. Elevando o poder da Inteligência Artificial, a produção brinca sobre os verdadeiros vilões dessa batalha e lança o debate sobre qual seria o real papel dos robôs no nosso mundo.

Nesta trama que se passa em 2065, Joshua (John David Washington) é um ex-agente das forças especiais que sofre com o desaparecimento de sua esposa (Gemma Chan) e que é recrutado para caçar e matar Nimrata, o desconhecido arquiteto da avançada Inteligência Artificial que desenvolveu uma misteriosa arma com o poder de acabar com a guerra e com a própria humanidade. Joshua e sua equipe de agentes de elite ultrapassam as linhas inimigas, rumo ao centro do sombrio território ocupado pela IA, apenas para descobrir que a arma que acabará com o mundo, e que ele foi instruído a destruir, é uma Inteligência Artificial na forma de uma criança. 

Com a direção de Gareth Edwards, o filme sabe usar o seu modesto orçamento de $80 milhões ao seu favor. Seus cenários são belíssimos e os efeitos estão perfeitos do começo ao fim. Sem dúvidas, sua fotografia é nota 10. Outro ponto positivo é a trilha sonora, que sabe acompanhar bem as cenas em que está inserida. Não é nem menos e nem mais. É na medida certa.

O ponto de maior discussão do filme é o seu roteiro. Logo no começo me incomodou muito como parecia que iam fazer dos EUA os heróis contra os terríveis robôs que se alinharam ao povo da Nova Ásia. Porém, conforme avança, a trama vai fornecendo informações que vão alterando completamente a nossa perspectiva sobre o tema. O problema é a demora como isso é feito. A primeira metade do filme acaba tendo um ritmo um pouco mais lento do que o ideal, de forma que fique um pouco cansativo. A metade final, por outro lado, tem um ritmo perfeito, intercalando bem as cenas de ação e de desenvolvimento de narrativa. O problema é que você chega nessa parte do filme já cansado.

Com uma montagem confusa em alguns momentos e uma narrativa clichê, “Resistência” é uma ficção científica que pode não trazer a sensação de estar vendo algo inédito, mas que consegue provocar emoções e até algumas lágrimas. Através de poucas, mas boas reviravoltas, a produção apresenta um debate bacana sobre encarar a IA como pessoas. É algo tão legal de acompanhar que uma série desse universo seria perfeita. Com seu lindo visual, sem dúvidas é um filme que vale a pena dar uma chance e ver nos cinemas!


Nota: 7/10

Nenhum comentário