News

Berlim (1ª Temporada) | Uma longa história de amor

Spin-off da série "La Casa de Papel", “Berlim” é a nova tentativa da Netflix de espremer até a última gota dessa franquia. Com oito episódios, a série apresenta os clássicos elementos de assalto, com reviravoltas surpreendentes do começo ao fim. Contudo, o crime fica em segundo lugar. O foco está nos romances que são desenvolvidos entre os seus protagonistas.

O nome "Berlim" é o apelido de Andres de Fonollosa, um estrategista criminoso presente na série original. A trama se desenrola em Paris, antes dos eventos de "La Casa de Papel", com Berlim, ao lado de Damián, planejando um audacioso roubo de joias de uma casa de leilões. Para a execução desse plano, eles recrutam colaboradores como Keila, especialista em computação, Roi, mestre em arrombamentos, Bruce, habilidoso com armas, e Cameron, uma novata com talentos escondidos.

Cada membro da equipe carrega suas próprias feridas emocionais, refletindo no próprio Berlim, cuja postura fria esconde um passado traumático. É muito bom como tiveram o cuidado de preservar a personalidade do personagem, mas ao mesmo tempo permitiram explorar novos lados dele. Enquanto a trama se desenrola, o envolvimento proibido de Berlim com Camille, esposa do chefe do leilão, acrescenta complexidade, embora sua natureza implacável o diferencie do Professor da série original.

Com um roubo que ocorre de maneira fácil, a grande jornada dessa narrativa é conseguir escapar sem ser descoberto. Este problema só ocorre, pois os personagens se deixam levar pelos seus sentimentos, colocando inúmeras vezes o plano em segundo lugar. Desse modo surge a verdadeira natureza da série, envolvendo relações amorosas entre os personagens. Alguns são bem desenvolvidos, outros, no entanto, parecem apenas uma tentativa de atingir um público mais jovem.

Apesar de ser uma produção divertida, quando comparado a "La Casa de Papel", o spin-off não alcança a mesma qualidade. A dinâmica entre os personagens não atinge o mesmo nível, e embora haja reviravoltas e ação, falta o suspense característico. No entanto, a trama consegue cativar ao longo dos episódios e a atmosfera parisiense é bem representada, ao lado de uma boa trilha sonora. Com um final que indica uma possível segunda temporada, creio que veremos Berlim e sua turma por mais alguns anos.

 

Nota: 7/10

Nenhum comentário